terça-feira, 6 de agosto de 2013

Preparando seu bebê para sua primeira festinha

A festa de 1 ano faz parte dos sonhos das  maioria das mamães, aquele momento tão lindo, tão sonhado de se comemorar o primeiro ano do filhote, escolher o tipo de festa, a decoração, as lembrancinhas, as comidinhas, o look do aniversariante e da família dentre tantas outras coisas para que a festa se realize da melhor maneira possível.
Existem 1 zilhão de idéias para todos os itens, mas de um assunto que pouco se fala, mas que deve ser o mais importante da festa é como preparar o aniversariante para a sua primeira festa.

Quantas vezes já ouvi que não vale a pena comemorar o primeiro aninho, que a festa é para os adultos e um transtorno para o aniversariante, que a criança não aproveita que pelo contrário acaba sofrendo, que só a há duas opções a criança dorme ou chora. 


Que mamãe ficaria feliz se o aniversariantes estiver aos berros?! Que mãe não se decepcionaria em planejar a festa por meses e seu filhote não curtir.


Eu acho que tudo isso pode ser evitado.

Na  primeira festinha do meu filhote fiquei tensa, tive medo que ele se cansasse e chorasse, mas com planejamento consegui que ele aproveitasse o seu dia. Sim ele aproveitou, claro que não entendia o que era uma festa de aniversário mas tenho certeza que ele sabia/sentia que se tratava de um dia especial.

Vou deixar aqui algumas dicas para que o primeiro grande dia do baby seja o mais tranquilo possível


Horário da festa:


espere que seu bebê tenha pelo menos 8 meses para definir o horário da festa, nessa época eles ainda mudam muito de horário, mas não adianta marcar uma festa a noite se o seu filho dorme as 19h.


10 a 15 dias antes da festa, comece a condicionar/treinar para que ele esteja acordado e disposto no horário da comemoração.


faça tudo que tiver que fazer nos dias anteriores para que no grande dia  possa estar disponível para "fazer"  a criança dormir no horário que deve, não leve tensões para a casa seu bebê irá perceber o clima e pode entrar nele.


se tiver  mesmo que sair nesse o dia, providencie alguém para ficar com seu filhote a regra de ouro é preservar a rotina nas horas que antecedem a comemoração.


o ideal é que seu filho acorde da soneca e vá pra a festa, assim a pilha dura mais.



Decoração

nessa fase não dá pra ter certeza do tema que o aniversariante gostaria escolher, mas maneira alguma coloque  algo que possa assusta-lo, muitos bebês tem medo de palhaços e fantasias, antes de decidir colocar um palhaço para animar a festa, apresente o aniversariante a um e tenha certeza que ele não tem medo.


Alimentação


Deixe claro o que seu filho pode ou não pode comer e beber na festa, já vi festas maravilhosas na blogsfera onde haviam papinhas, frutinhas, suquinhos e tudo mais que qualquer bebê pode comer, mas nunca estive numa festa que havia essas opções, na grande maioria das festas vai ter salgadinho frito, refrigerante e mais um monte de porcaria, não aconselháveis ao aniversariante, se você não quer que seu bebê coloque essas coisas na boca, deixe bem claro.


Se você proibir que seu filho se alimente dessas gostosuras/porcarias, muito provavelmente ouvirá "tadinho(a)" não pode comer nada, está com vontade etc, para evitar chateações leve a marmita do seu filho, garrafinha com suco natural, bolachinhas até mesmo a papinha, assim ele vai estar comendo o que você permitir.


Roupas


Claro que o aniversariante vai estar vestido de príncipe/princesa, mas certifique se que a roupa está confortável  além disso leve pelo menos mais 2 troquinhas, afinal acidentes que sujam podem acontecer a qualquer momento.


Colo em colo


Nem todas as crianças estão andando no seu primeiro aniversário, ai as que não estão acabam ficando no colo e no dia do aniversário, todo mundo quer pegar, se você não gosta ou acha que seu filho vai se irritar com essa pegação melhor planejar uma estratégia pra evita-la, o melhor é deixar alguém responsável pelo cuidado do aniversariante porque os pais no papel de anfitriões acabam fiando de um lado para o outro sem poder ficar de olho na cria.


Minhas dicas são essas, se alguém tiver algo a acrescentar deixe nos comentários, toda sugestão é bem vinda!

Claro que não existe uma formula matemática, existem bebês que são super tranquilos e independente de qualquer programação não irão dar bafão, parabéns se você é mamãe de uma criança assim.
Mas se esse não for seu caso e  faça tudo que estiver ao seu alcance e mesmo assim seu filho chorar e não curtir não encane afinal é só o primeiro aniversário dos muitos que virão, e a cada ano a comemoração será melhor, será que porque a cada dia o amor aumenta?!

Para recordar a carinha mais linda do mundo no seu primeiro aniversário!


Delicia da mamãe!

Eu amei minha primeira festinha!



Bjus

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Hambúrguer de cenoura

Meninas a minha choradeira pela alimentação do meu filho só aumenta, cada vez que ele deixa de gostar de algo saudável e se apaixona por uma nova porcaria eu tenho um xilique.

Mas como boa mãe e brasileira não desisto nunca!!!!

Vou contar a vocês o meu mais novo trunfo, os empanadinhos/hamburguês de  couve flor, cenoura e brócolis,  eu falo pra ele que é o empanadinho do Mc Donalds branco, laranja ou verde,  (as psicologas e nutricionistas caçam minha licença de mãe) mas adivinhem?!!! Ele come um monte feliz da vida.

 Claro que pretendo um dia contar os verdadeiros ingredientes pra ele, antes dele ir pra faculdade, mas até lá prefiro não arriscar #dramademae

Para quem tiver no mesmo drama, ou querendo uma alimentação mais saudável já que segunda é o dia, segue a receita da Carina, (mesclei várias pra chegar nela)

Hambúrguer de Cenoura

Ingredientes:

3 cenouras grandes raladas
½ cebola média ralada
1 ovo
8 colheres de sopa de aveia em flocos
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
1 colher de maionese de leite ou requeijão
1 colher de chá rasa de sal
Farinha de rosca pra empanar

Preparo: Em uma tigela, misture todos os ingredientes, então modele os hambúrgueres, passe na farinha de rosca. Leve o forno preaquecido até dourar dos dois lados.

O bacana dessa receita é que da pra congelar, depois é só colocar no forno, fica bem pratico de fazer.

Espero que gostem!

Bjus

domingo, 4 de agosto de 2013

As diversões e as lições das férias escolares em casa

Oi meninas!

Dei uma sumidona, mas vou precisar de um post inteiro para explicar os motivos, mas enquanto isso vamos a novos assuntos!

Hoje quer compartilhar com vocês meu aprendizado sobre as férias escolares do meu filhote

Em meados de junho começou a bater o desespero em pensar o que fazer com ele em casa nesses 30 dias?!  A escola  que ele estuda esse ano abriu curso de férias ( que na minha opinião é a melhor saída para quem não tem com quem deixar os filhos) e a minha primeira ideia foi matricula-lo, mas como eu e o papai já tínhamos montado nosso esquema de ficar com ele, achei injusto deixa-lo sem férias, mesmos sabendo que ele se divertiria muito na escola.

E como vocês sabem eu só gosto das coisas se for com emoção rs, a questão da programação de férias ficou martelando na minha cabeça, porque eu não queria simplesmente distraí-lo, queria do fundo do coração que ele curtisse esse período, afinal quem não tem lindas lembranças da infância nesses períodos férias escolares?

Mas alguns fatores pesavam contra a minha vontade

-não iriamos viajar;

- eu e o papai precisávamos conciliar o "cuidar" do filhote com o trabalho, ou seja estava literalmente arrumando pra minha cabeça,  mais atribuições e ainda querendo divertir o filho,  só pode ser coisa de mãe doida rsrs né?!

 Mas eu e  o marido decidimos que que daríamos nossos pulos e que nosso filho teria a cada dia  uma atividade divertida.

E acabamos tendo a felicidade de nos surpreender com as possibilidades de atividades que existem para divertir a criançada, mesmo morando numa cidade pequena do interior, mesmo tendo pouco tempo, sem investir muito ou até sem investir nenhum dinheiro.

A lógica é mais ou menos assim, eles estão sem fazer nada e tudo que nos dispusermos a fazer com eles será uma aventura,e com muito orgulho afirmo a vocês que meu filho teve férias maravilhosas claro que as atividades não eram  todo dia o dia todo, (mas eu bem  acho que ele se divertiu o tempo todo hehe).

Meu marido até criou um álbum no FB compartilhando o como diário de férias,  muitas pessoas curtiram a ideia e perguntavam como estávamos conseguindo arrumar tanta atividade e diversão por pequeno.

Como toda criança merece diversão vou compartilhar com vocês algumas atividades e dicas para que essa diversão seja possível, se alguém quiser se inspirar, as próximas férias estão chegando hehehe

Atividades para um mês inteiro de férias em casa:

-logo no segundo dia percebi que não dava pra deixar ele brincar onde quisesse que não era possível encontrar brinquedos por todos os cantos da casa, da sala a geladeira, então resolvi arrumar disposição e arrumar um canto na casa para montar uma brinquedoteca, que no caso funcionou como um QG de férias, podiam brincar o dia todo, espalhar todos os brinquedos e no final do dia tinha que guardar tudo, mas quem tem filho sabe que isso não acontece todos os dias.
Então no dia que os brinquedos não eram guardados eu simplesmente fechava a porta e fazia de conta que aquela bagunça não era na minha casa e assim arrumava pique pra o dia seguinte

- aventuras na cozinha, ajudar a preparar pipoca, gelatina, bolo, pão de queijo e afins, para mim era uma bobeira mas pra ele uma verdadeira experiência gourmet

-Receber os amiguinhos em casa no dias que estávamos mais "folgados" e manda-los para a casa deles nos dias mais tensos.

-Organizar piqueniques no parque, na praça, na sala, enfim em qualquer lugar disponível.

-passeios a parquinhos e pracinhas podem ser tão divertidos quanto um dia no Magic Kingdon, assim como passeios de bicicleta

- passear no shopping sem comprar nada, (essa eu aprendi na Super Nanny), só um sorvetinho ou a ida em alguns brinquedos

-cinema e lanchinhos no Mc Donalds, tudo bem que é não é nutricionalmente correto, mas quem não gosta de ganhar um brinquedinho

-descobrir os restaurantes que tem parquinho

-pipoca com filminho em baixo do edredom nos dias frios, para nós adultos um acalento pra alma para as crianças a melhor companhia do mundo para assistir pela 12567 aquele filme/desenho favorito

- brincar sozinho também é ótimo para os pequenos, criatividade  e independência a mil.

-brincar na rua com os vizinhos, se o local for seguro, é uma atividade e tanto,  passeia infância toda fazendo isso e dessas brincadeiras vem minhas mais doces lembranças

-uma pescaria, num rio de verdade, num pesque e pague ou pesque e solte 

fazer cabaninha em casa ou no quintal

-soltar pipa

-atividades escolares, massinha, recortes, colagem, pintura.

-envolve-los nas nossas atividades, mesmo nas profissionais quando for possível, o meu filhote foi ao Fórum, ao escritório, ao banco, a agência e achava o máximo trabalhar com o papai e a mamãe, depois do trabalho sempre tínhamos uma recompensa; um sorvete, um lanche, uma ida ao parquinho.

Devo ter esquecido de alguma atividade, mas a questão primordial foi adaptar nossa rotina e arriscar atividades que pudessem resultar em alegria.

 Quase tive um treco quando percebi que ele amou ir fazer compras num supermercado que eu tenho pânico de entrar, e que fazer exame de sangue e depois tomar café da manhã na padaria também poderia ser considerada uma atividade de férias.

Enfim a grata lição que ficou dessas férias foi que não importa o quanto tempo, o quanto dinheiro e quantos brinquedos se possa comprar para os filhos, o que importa de verdade é a disposição, a vontade e o prazer em se estar com eles.

Vi no meu filho um grande  salto em seu desenvolvimento, ele entendeu melhor o que são as regras, consegui entender que é necessário fazer algumas coisas chatas para depois fazer as divertidas.

Meu coração se encheu de alegria ao final das férias quando pude vê-lo voltar as aulas cheio de alegria e confiança, e fiquei emocionada ao perceber que ele já tinha saudades dessas férias, com a sensação de dever cumprido.

Uma frase que está em todas as redes sociais, que parece mais uma dessas frases prontas mas que é puramente real é para estar nas lembranças do seu filho  de amanhã é preciso estar presente no hoje dele


Bjus