domingo, 10 de fevereiro de 2013

BC - Mamãe tá de olho - alimentação infantil

Olá meninas estou participando da blogagem coletiva, proposta pela Nadia Mamãe tá de olho - alimentação infantil.

Como vocês já sabem eu já pirei algumas vezes com esse tema, na realidade eu fico doida ao notar o tanto de tranqueira que as crianças comem, e não estou falando apenas do baixo valor nutricional e sim do alto valor prejudicial que nossos pequenos ingerem todos os dias.

Eu amamentei meu filhote até os 10 meses e meio, fiz todas as papinhas, frutinhas, suquinhos como manda o figurino. Nem cogitava a possibilidade de oferecer refrigerante, açúcar  sal e outras coisas do mau até que ele pedisse.

Passei de chata inúmeras  vezes,  ouvi muitas vezes  que eu judiava do meu filho não permitindo que ele comesse o que todos estavam comendo, cansei de ouvir que ele estava olhando para a coca-cola, chocolate, chantilly e etc, mas eu nunca liguei afinal ele olhava fixamente para o shampo e que eu saiba shampo não é de comer, e tudo isso no auge dos seus 6 meses. 

Algumas pessoas insistiam em  bancar os salvadores dos bebês sem guloseimas e tentava, dar bolo, refrigerante e etc etc,  isso nos rendeu muitas situações desagradáveis, felizmente conseguimos alimentar nosso filho do jeito que achávamos certo, e infelizmente tivemos que nos indispor com várias pessoas por isso.

Não sei se as pessoas fazem isso por ignorância, maldade ou outra coisa. Não é possível que as pessoas não estejam vendo a quantidade de crianças obesas e doentes nos tempos atuais, e a questão nem é a vaidade porque os muito pequenos não se importam de serem gordinhos, a questão é a saúde, os níveis de colesterol, diabetes, as guloseimas da infância muitas vezes vão custar uma vida adulta de doenças e restrições.

Mas como eu ia  dizemdo não cogitei em oferecer nenhuma desses gostosuras malvadas enquanto ele não pedisse, e manifestasse sua vontade em experimentar.

Eu sempre dizia coca é ruim, até o dia que estávamos em uma festa e ele começou a gritar - quero coca, me da coca por favor! Devo ter feito  uma cara de pavor, vi algumas pessoas olhando se sentindo vitoriosas, tipo não falei que tinha que dar. Respirei fundo e disse é ruim mas se você quer...e coloquei o copo de coca super gelada na boca dele.

Ele cuspiu tudo e disse - RUIM!!!! Claro que teve quem disse que eu deveria deixar esquentar e ficar sem gás pra ele acostumar com o gosto. Só faltava né?!!!!rs

Um ano e meio depois desse episódio meu Rafa continua abominando coca-cola e qualquer outra bebida gaseificada, e claro que fico muito feliz e peço a Deus que ele continue assim, eu tomo refrigerante mas gostaria do fundo do coração de não gostar do sabor, afinal eu sei dos malefícios a minha saúde.

Em contrapartida meu filho nunca tinha visto um salgadinho até entrar na escola, logo no primeiro lanche a coleguinha ofereceu e ele se apaixonou, como na escola que ele estuda não tem restrição quanto a lancheira,   acabou conhecendo outros lanches e assim se afastando das frutas.

Essa parte é muito difícil mesmo para mim, porque eu sei que se eu mandar o lanche ideal ele não vai comer nada, e sim vai atacar a lancheira dos amigos, fico então tentando equacionar, tentando encontrar um equilíbrio  procurando guloseimas menos malvadas.

Perguntando, fuçando, pesquisando lanches que sejam gostosos tenham cara das porcarias que eles gostem, mas que não sejam ou então sejam um pouco menos malvadas. Aprendi a olhar rótulos, verificar a composição, procurar o que tem menos sódio, sei que isso está longe do ideal, mas sigo tentando até encontrar esse tal equilíbrio alimentar que todos deveríamos ter .

A única certeza que tenho é que ficar de olho na alimentação infantil, lutar para que nossos filhos comam de maneira saudável é uma luta um tanto quanto desleal, tem a questão de ser chata, tem as outras crianças comendo delicias, e tem principalmente uma industria de alimentos  que que lucra muito alto, usando os falsos saudáveis, os brinquedinhos de brinde e principalmente a correria que nós mães vivemos, como arma para que enchamos nossos carinhos, nossos armários, as lancheiras e nossos filhos dos produtos dos quais eles obtém lucro.

Mas ninguém disse que seria fácil, é difícil mas continuaremo na luta, afinal saúde é o que mais desejamos a quem amamos, estamos de olho!!!!

Isso é fácil
Isso é muito muito difícil mesmo!




Bjus

6 comentários:

  1. Oi querida, muito obrigada por sua participação, fiquei muito feliz ao ver seu relato aqui, pois percebi que não fui a única por passar por essas situações que você passou. Fico pensando a custo de que as outras pessoas ficam oferecendo essas porcarias pros nossos filhos...elas querem o mal pra eles, só pode né?! E mais...porque raios as outras pessoas querem se meter em algo tão pessoal da vida dos nossos filhos, quem cuida da alimentação é a mãe e pronto! Não sei porque tantos querem se meter...Realmente ainda não entendi isso.
    Gostei das suas dicas, aprendi muito aqui com seu post!
    Mais uma vez obrigada pela participação!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Carina adorei a história do refrigerante rsrs, agora vc tem que ensinar seu filho a gostar do que é mau para ele, pq as pessoas acham que é o certo! é fogo né!
    Enfim quanto a escola não são todas, mas esta cada vez mais melhorando este quesito, ontem conversei com minha irmã meu sobrinho foi estudar na mesma escola que nós quando crianças, saiu da particular para a estadual, mas pasme la o lanche não pode ser salgadinho, se levar tem que ser o mais natural possível, esta havendo atividades físicas todos os dias, um dia capoeira, outro exercícios muito legal, espero que continue assim!

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Gélia já pensei várias vezes sobre esse assunto de escola publica e particular, o meu filho estuda em escola particular, e as escolas publicas aqui na minha cidade dão um show quanto a alimentação, tudo certinho com nutricionista, como eles fornecem os lanches não existem bobeiras, e assim todos comem a mesma coisa, frutas por exemplo, mas tem o lado do ensino né, confesso que já estive nesse dilema muitas vezes, eu amo a escola do meu filho, acho que esse é o único ponto que realmente deveria ser mudado, mas já viu né, a escola visa lucro e tem um monte de mãe que diz q se não puder levar salgadinho não vai mandar o filho para passar fome...dureza, mas vamos que vamos em busca de uma solução Bjus

    ResponderExcluir
  4. Educação de criança todo mundo quer meter a colher.
    A mãe é que cabe a educação e ela sabe como ninguém a ensinar e corrigir na hora certa.
    Gente se metendo é que não vai faltar. Não é pq seus filhos comem de tudo tudo que os dos outros tem comer tb.
    Continue mantendo a postura de boa alimentação.
    Tb estou participando da BC. Aguardo vc por lá no blog Papo de Mãe.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, não é fácil - e os desafios só aumentam! Minha filha passou por tudo - hoje, pelo menos, evita as "bobagens", embora não como tudo q devia! Abs.

    ResponderExcluir

Conversa comigo!