segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A escolha do pediatra

Bem continuando sobre a importância do pediatra...

Como escolher esse profissional que será tão necessário na vida de uma recém nascida mãe.

Sim o pediatra muitas vezes é mais necessário a mãe, que ao próprio filho, quantas vezes existe uma mãe desesperada porque encontrou algo diferente no filho que julgou ser grave, urgente e tal, e desesperada foi em busca do pediatra, que lhe respondeu - calma mãe, isso é assim mesmo, não tem nada de errado com o filhote.

Mas que critérios usar para definir o pediatra ???

Certamente o melhor é marcar uma consulta/conversa, antes do baby nascer,  para primeiro ver se há simpatia pelo profissional, poque não adianta o pediatra ser o super, mega, power de todos os tempos, se você não simpatizar com o doutor, dificilmente confiará nele.

Investigar a questão da disponibilidade, se ele atende todos os dias, se tem algum atendimento fora da cidade, se atende aos telefonemas, se pode atender aos fins de semana e feriados, acho que isso é um dos fatores mais importantes - a disponibilidade.

Verificar a forma de remuneração do profissional, se atende a planos de saúde, se as consultas são particulares.

Método que usa para o tratamento de doenças, há médicos que resolvem o problema de uma forma bem rápida, tipo receitando antibióticos para a virose não piorar, e outros que demoraram a dar uma receita de remédio, tentando fazer com que o corpo da criança possa reagir, investigando a fundo o problemas, nesses casos os sintomas em geral demoram mais a cessar.

Mas para a escolha do item acima, a mamãe tem que primeiro saber que tipo de método prefere, existem mães que confiam cegamente no médico, e tudo que querem é que a febre passe logo e o filho volte a brincar, não fazendo questão do meio para isso. E outras que questionam, leem bula de remédio  procuram informações no Dr. Google, abrem exames e  os interpretam Que mãe é você?

Depois de analisados todos esses fatores, o único jeito de saber se a escolha foi acertada é a pratica, as consultas de rotina, as emergências, e torcer para dar certo e se não der partir para outro profissional, infelizmente acontece de ter que passar por vários profissionais até acertar um.

As minhas conclusões cientificas sobre o profissional.


Os homens são muito mais acessíveis e disponíveis do que as mulheres,  afinal é muito menos difícil um pai abandonar um almoço de domingo para atender um paciente que uma mãe, em regra os homens são menos requisitados pela família que as mulheres, podendo assim serem mais dedicados profissionalmente.

Os profissionais que tem filhos pequenos entendem mais os dilemas maternos, que os que não tem filhos ou os filhos já são crescidos, os que tem filhos grandes muitas vezes tem a tendência de olhar as mães inexperientes com aquela cara de "para que todo esse desespero", "que bobeira", e essas as mães ao invés de se sentirem tranquilizadas sentem que o profissional esta fazendo pouco caso de seus problemas.

Experiência nem sempre é sinônimo de qualidade,  existem muitos médicos recém formados de dedicação extrema que se tornam melhores escolhas por sua inovação.

 Claro que tudo isso não corresponde a verdade absoluta, existem profissionais que mesclam todas essas características  essas observações são apenas o norte da escolha.

A pediatra do meu filho por exemplo, não foi a que o pegou no dia do nascimento, ela é mãe de dois filhos pequenos, acho isso excepcional porque alia a teoria, a pratica com os pacientes a pratica materna, mas ela ter filhos significa que ela não é uma  médica tão acessível o quanto eu gostaria, no momento por exemplo ela está de licença maternidade,  mas já atendeu meus telefonemas enquanto amamentava.

Embora eu pense que a acessibilidade do médico deva ser um dos principais pontos a serem analisados na hora a da escolha do profissional, no caso dessa pediatra, apesar da disponibilidade não ser o ponto forte dela, vejo nela a melhor pediatra que meu filho poderia ter, porque eu confio nela eu vejo lógica nos tratamentos que ela prescreve e ela não é do tipo que fica brava por ser questionada por mães que fazem curso de medicina na Universidade Google rs, ela até acha engraçado.

Enfim o pediatra fará parte da história do seu filhote e da família , por isso esteja com  o melhor profissional
que vocês possam ter.


Tem que ser assim mesmo! 
Desejo que todas as mães tenham também um(a) doutor (a) do coração para seus filhotes, assim como  nos temos!
Bjus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa comigo!