segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bebês e Pets


Oi Lulus!!!

O papo de hoje pra as Lulus que têm seus animais estimação como se fossem filhos.
Para as que estão esperando o filho chegar ou para que estão tentando harmonizar a convivência entre "filhos humanos e filhos pets".
A situação causa muitos questionamentos.
Por isso o Café com Lulus, pediu que a Dra Fabíola nos falasse do assunto, já que ela entende muito de animais e também tem crianças em casa.
Aproveitem as dicas da nossa querida veterinária.

Bebês e Pets
A situação parece muito tensa e acaba deixando pais e mães muito ansiosos antes do parto: o que fazer com o cão ou gato quando o bebê chegar em casa??? 
Muitas vezes, antes de decidirem por um filho, os casais acabam comprando ou adotando um pet para "treinarem" como cuidar de outro ser totalmente dependente. O problema é que acabam dando um tratamento e o espaço de um verdadeiro filho em suas vidas. E quando o verdadeiro herdeiro chegar? Muitos pais acabam dando os pets para outra família ou isolam os animais em outros lugares da casa, impedindo-os de ficar e fazer o que antes faziam. Com isso o comportamento destes acaba mudando e eles se tornam mais arteiros (ou destruidores...), fazendo suas necessidades onde não deveriam ou ficando mais agressivos. Neste momento todos pensam que é ciúme do bebê, mas é apenas uma maneira de chamar a atenção.

Da mesma forma como preparamos os filhos mais velhos para um irmão precisamos preparar e dar a atenção devida ao nosso animal. E da mesma forma que cada criança tem sua reação ao novo diferente uma da outra, são os cães. Aqui vão então, algumas dicas que podem facilitar essa transição:
- Pegue uma fralda de pano, já lavada antes do bebê chegar, e ofereça para o seu cão cheirar e o agrade enquanto faz isso;
- Se o cão tinha acesso ao quarto do bebê e você não quer mais, não permita que ele entre ali com bastante antecedência do parto; 
- Procure não isolar o animal se ele tinha acesso a toda sua casa;
- Se ele soltar muitos pelos, tose-o aproximadamente 15 dias antes do parto;
- Não preciso nem dizer que é necessário acabar com pulgas e carrapatos;
- Assim como um filho mais velho, apresente-o ao bebê, deixando-o cheirar seus pezinhos (espere pelo menos uma semana para isso);
- Deixe um pote com petiscos que o cão goste perto da porta de entrada pra que as visitas ofereçam a ele (isso acalmará a ansiedade da movimentação exagerada de pessoas estranhas);
- E, principalmente, trabalhe a rotina de cuidados e brincadeiras/passeio do seu pet para que depois do nascimento isso se mantenha.
Tudo isso para que você continue tendo um lar harmonioso e cheio de alegria! Lembre-se, estudos comprovam que ter um pet em casa traz muitos benefícios aos bebês!

Gostaram? Quaisquer dúvidas perguntem nos comentários
Bjus




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa comigo!